Vapor-Side

Não é de hoje que as mochilas de hidratação (aquelas que tem reservatório de água) não são mais mochilas e sim coletes.

Antigamente o mercado parecia ser só um; a Camelback dominava, mas aos poucos as mochilas e hidratação foram deixando de ser necessidade apenas de corredores de aventura e hikers assim os coletes e as ultra maratonas de montanha invadiram o mundo. Coletes porque suas alças vestem, cuidosamente elaborados para o publico feminino e masculino possibilitando ainda ajustes individuais.

IMG_7529

É divertido acompanhar o mundo da corrida e seus modismos. Já pensaram nas meias de compressão? Alguns anos atrás também ninguém conhecia, de repente virou febre. Hoje já começa a deixar de ser unanimidade novamente.

A verdade é essa: há modismos passageiros mas também inovações que podem mudar a trilha dos corredores para sempre.

Em agosto trabalhei na Transrockies Run uma competição em estágios de corrida de montanha no Colorado, Estados Unidos. Foram seis dias e 200 quilômetros percorridos pelos mais diversos atletas de mais de 20 nacionalidades.

Fiquei no ponto de abastecimento no meio do percurso o que me deu a possibilidade de “espionar” o que os corredores usam ao competir desde a elite até os entusiastas do fundão. Aqui ficam as minhas impressões.

running dress

Feminilidade e Cor. Sim as mulheres se enfeitam para correr! E não foi preciso estar em uma competição para reparar isso. As marcas também já entenderam. O movimento começou com pequenas empresas produzindo roupas diferentes e descoladas para a mulherada, sabiamente as grandes marcas descobriram o potencial; mulher diferentemente de homem não se importa apenas com performance, mulher adora se sentir bonita.

Na Transrockies do começo ao fim; as mulheres usam saias, faixas, arrumam o cabelo em lindas tranças e parecem estar sempre impecáveis. Não importa a idade (mesmo porque talvez no esporte ela não exista) todas parecem escolher a dedo o modelito que vão correr desfilando.

MOCHILA_CORRIDA_TRAIL_ultimate_direction_SJ_ULTRA_vest_2_2Hidratação Voltemos aos coletes. Os melhores aparentemente são da Ultimate Direction, do garoto propaganda Scott Jurek um dos grandes ultra maratonistas que desenvolve os produtos da marca.l1020455

Salomon também é indiscutivelmente é uma forte e investidora no mundo das corridas de montanha, mas estamos nos Estados Unidos aqui a Nathan tem uma boa parte do mercado. Coletes super coloridos e confortáveis da  marca que patrocina a competição. Claro que alguns dos atletas de ponta nem coletes usam, eles que estão ali por poucas horas, uma pochete bem sem vergonha ou um squeeze de mão, devem resolver a hidratação do dia.UA028-2

 

Chamou a atenção que quase todos os atletas da ponta tinham: pequenas garrafas moles de hidratação. Claro! Faz todo o sentido; acesso rápido para reabastecer (já tentou encher rápido um reservatório de mochila? impossível!) cabe em qualquer bolso, o formato se adapta a medida que você bebe ela esvazia e não te atrapalha! Preciso de uma já! As marcas que mais tem no mercado são: Salomon, Ultimate Direction e UlstrAspire.

Suunto Ambit Mesmo estando nos EUA o pulso dos corredores de montanha é Suunto, outras marcas de gps e computadores de pulso também aparecem, mas o Suunto domina a ponta e vai até o fundão. Na elite parece ser indiscutível, talvez porque o produto é fiável e Finlandês, enfim, o Kilian não deve brincar em serviço!

IMG_7591Polainas Dirty girls gaitors é a marca que há tempos domina as provas de trail nos EUA e o curioso é que nenhuma grande marca teve a sacada de desenvolver. Elas são fáceis de prender no tênis e protegem a entrada de objetos indesejáveis como pedra e areia. São feitas de tecido molinho não incomodam e seguindo a moda: super coloridas!

Tênis Aí sim eu fiquei chocada! Há algum tempo eu via nas revistas americanas de trail a propaganda do Hoka, um tênis que parece aqueles que mulher baixinha usa; com salto. Sério não estou brincando! Eu pensava “Quem é o doido que usaria um tênis assim para correr em trilha?” A resposta veio num sprint: “Muita gente!”

Alguns tem drop zero, o que eu adoro desde que a sola seja fina. Os tênis continuam bem variados, os minimalistas continuam a desfilar e os com mais amortecimento também, agora o tal do Hoka e olha que tinha elite com ele no pé. Disse o Joe, meu amigo, que eu vou mudar de ideia quando for mais velha. Então percebi que talvez seja preconceituosa porque não experimentei.

Quem sabe eu não ponha um no pé e volte aqui para contar!?

Termino a matéria com o que sempre digo: Ouça todo mundo mas escute seu corpo, só ele vai te dizer qual é o melhor colete, tênis ou equipamento. Como vimos não existe uma formula, existem várias. Descubra a sua e bons treinos!
IMG_7857