Inacreditavelmente após todos esses anos de Portugal tão perto dela nunca surgiu uma ocasião para lá subir, então estava na hora de criar a oportunidade. Combinado de véspera, com uns copos de vinho a mais na cabeça, a esperada aventura seria o dia a seguir da Douro Bike race. Que bela maneira de curar a ressaca!

Pra quem não conhece, o Monte Farinha fica no distrito de Vila Real (norte de Portugal) e tem 947 m de altitude. Em dias ensolarados é possível vê lo a distancia majestoso no horizonte. Pra quem fez a Douro Bike Race ele emoldura toda a etapa do Alvão. (Esta certo que muitos atletas não viram nada no dia, hihihi)

Num dos dias mais quentes do ano lá fomos nós numa turma equilibrada Brasil x Portugal; Joana, Lucas e o vassoura mais popular da edição DBR2016 Toni.

Eu fui com a bike que o Botas me emprestou, que pesava mais de 45 quilos e breve foi batizada de “Cavalo dado”. Estava meio apreensiva que a subida pudesse custar mais, mas estávamos em sintonia.

Nsa Sra da GraçaO caminho escolhido foi a ciclovia que sai de Amarante e segue até Mondim de Basto. Não tem grandes segredos de navegação porque após chegar em Mondim, saindo da ciclopista, há muitas placas que mostram o caminho.

Ao começar a famosa subida Lucas saiu na frente com medo de atrapalhar o ritmo em algum momento. Nunca mais foi visto. Joana e eu seguimos papeando escoltadas e protegidas por Toni, que incansavelmente ia e vinha com toda paciência e boa disposição do mundo.

A ascensão ao Alto da Senhora da Graça, por uma estrada com inclinações até 12%, é famosa pela habitual presença na Volta a Portugal em Bicicleta.

Quase toda subida podemos ler frases de incentivo e nomes de atletas pintados no chão. Alguns nomes me levavam ao passado, antepassados. A vista me trazia ao presente, a cada minuto que subíamos se mostrava mais vasta e marcante.

No topo estávamos juntos novamente para uma foto e aproveitar o que era nosso por conquista!

Joana, Toni e Lucas foi um dia de aventura inesquecível e incrível! Que venham muitas outras mais!

vinhasNsa sra da graça serravolta a portugalvista monte farinhaSantuário Nsa Sra da Graça