Nelson – Canvastown

Distância 53 km / Ascensão 1.144 / Tempo 8h20

“Are you going  ALL the way to Pelorus Bridge?”

Com essa pergunta o cara do 4 x 4 me assustou. Eu estava empurrando a Moana morro acima há uma hora. Um track off road into the wild, no meio de absolutamente nada, apenas natureza selvagem em mais um dos parques ecológicos do país.

rock garden pelorusO que será que ele quis dizer com a pergunta?

“Tem mais um grupo de jipeiros vindo ai, provavelmente cruzarão contigo daqui uma hora.”

A trilha parecia um rock Garden algumas vezes, e como se não bastasse a dificuldade do terreno, subidas íngremes garantiam meu nível de esforço máximo.

pelorus trackAs condições muitas vezes impossibilitavam empurrar a Moana com carga, então, a solução era tirar os alforjes empurrar montanha acima e voltar para buscar a bagagem. Isso fez com que eu escalasse duas vezes todos piores trechos da subida. E não foram poucos.

“Eu devia ter desconfiado porque o track de hoje só tinha 40 km.”

Depois de mais uma hora empurrando a bike e carregando as bagagens morro acima uma dúzia de jipes passa:

“Falta ainda uma boa subida. Prepara!”

“Sério?!” Mas e tudo que eu já tinha subido?

Metade de mim seguia desacreditada e às vezes xingava o que fosse, mas a metade rebelde se deliciava com as condições extremas e quase impossíveis da aventura do dia. Olhando no relógio e tentando calcular que horas da noite eu iria chegar à Pelorus.

Às sete.

***new zealand river“Você não tem saco de dormir? Não tem barraca?” _ perguntou pela terceira vez abanando a cabeça. “E está viajando a Nova Zelandia? Na alta temporada? Não tem um saco de dormir?”

O resto do que sobrara de mim nem tinha palavras para contra argumentar com a mulher do camping, um local que chamava Pelorus Bridge não tinha nada muito além de uma ponte. Enquanto o homem ao seu lado tentava ajudar:

“Você veio pela trilha de Maugatapu? Oh meu Deus!!!”maugatapu trackDepois de pensarem em alternativas lembraram de ligar a um hotel que ficava em Canvastown, há alguns quilômetros há mais dali.

“Eles tinham o último quarto, fiz a reserva. Que sorte!” ainda abanando a cabeça.

“Bora Moana! Agora a gente já tem mais história para contar!”

Boa noite!canvastownday-13