Linhares da Beira – Piodão
Distância do dia 82 k
Ascensão 2.300 m
Tempo de ciclo viagem 11 horas

Sete e meia da manhã, horário combinado pelos cavaleiro estávamos na frente do Castelo de Linhares da Beira para a foto oficial do grupo.

Ainda alguns ajustes finais de bagagem e pronto as oito já rumávamos aos pontos altos da Serra da Estrela.
O começo do dia seria puxado; sem tempo de aquecer os motores já começamos subindo.Linhares da beira ia ficando para trás, e o visual da manhã impressionava a cada pedalada.
A Serra da estrela é onde está o maior pico de Portugal continental. Dai se tem ideia o porque do acumulado do dia; a ordem era subir.

Seguíamos alinhadas e bem dispostas pedalando e nas subidas muito inclinadas e exigentes descíamos para empurrar.

Saímos com medo do calor que poderíamos pegar, mas a verdade é que a Serra da Estrela foi boazinha conosco, a brisa fresca da manhã facilitava nosso caminho.
Passamos alguns cavaleiros e quando atingimos o topo encontramos com Moab, um divertido brasileiro que também está fazendo o desafio.

Demos boas risadas e seguimos por um bom trecho juntos.

Aí mais a frente, já depois de uma longa descida veio a surpresa do dia; Janet uma amiga portuguesa que mora na região veio ao nosso encontro para fazer parte do percurso com a gente! Que delicia de surpresa.

Nosso caminho mais uma vez ficou suave, sem perceber o esforço seguíamos entretidas em boas conversas. Janet nos acompanhou até Vide a última aldeia antes de Piodão.

Ali tomamos o nosso suplemento e seguimos para a subida final.

“Ah! A subida final.” Provavelmente daria um capítulo à parte. Pouco mais de dois quilómetros que subiam sem dó nem piedade.

Já com 70 k acumulados nas pernas não foi fácil conquistar a última montanha. Demoramos 3 horas para percorrer menos de 15 k. Pedalar não era opcional, a exigente subida íngreme de pedras nos obrigada a empurrar a tandem.

A descida final à Piodão foi um alívio. Chegar a “aldeia presépio” nos encheu as vistas. A cada lugar que conhecemos ficamos ainda mais encantadas com a beleza dessa região de Portugal.Amanhã o dia promete ser igual; mais 80 k com uma altimetria muito similar.
Que venha Castelo Novo!