No meio do desfiladeiro de mesmo nome, a aldeia de La Hermida tem uma localização engraçada; apesar de estar rodeada de montanhas tem uma insolação privilegiada.
Quando chegamos já ficamos encantados porque tinham muitas pessoas andando trajadas com seus equipos de escalada, e os pouco estabelecimentos que tem alugam equipamentos.
“Quatro Vias Ferratas.” Para quem estava achando que a Espanha não ia ser muito boa para o esporte…Quatro! Num único lugar!?
Por isso que resolvemos ficar duas noites.
VIA FERRATA LA HERMIDA (tempo total 3:24 trilhas de acesso + via ferrata)
Hoje acordamos e fomos em busca da segunda. Bora para Via Ferrata La Hermida! Aqui embaixo do nosso hotel conseguimos enxergar lá no alto do rochedo uma das pontes. Ela é alta. Quebramos a cabeça um pouco para achar a entrada e logo estamos no pé da trilha.
Um instrutor e 3 pessoas entraram na nossa frente, a primeira parte é mais fácil porque mistura trechos de caminhada com trechos de escalada, percebemos que se ficássemos atrás do grupo demoraríamos a eternidade, mais pra frente quando deu uma brecha, pedimos passagem.
O Tom achou o grau de dificuldade aqui na Espanha sempre um pouco mais apimentado do que o avaliado. O paredão fica íngreme e a diversão começa.
Essa feita direta até em cima seriam 700 m de desnível mas quando passamos um pouco da metade resolvemos fazer as pontes, porque lemos nas reviews que o trajeto era super divertido; e convenhamos; nós dois adoramos a descarga de adrenalina que uma boa ponte longa dá.
A ponte nepalesa na França, aqui na Espanha chama ponte tibetana ! A nomenclatura muda, já o medo…
Estoque de Adrenalina devidamente abastecido.
Depois de duas horas e pouco terminamos a via, ainda nos perdemos um pouco para achar a trilha de saída, que era bem íngreme e no meio de um bosque lindo!
Definitivamente uma das melhores maneiras de conhecer e explorar um lugar é assim!
VIA FERRATA EL MILAR (46 min: acesso + Via Ferrata e Tirolesa)
Acordamos cedo e fomos alugar as polias para conseguirmos nos aventurar na tirolesa da terceira Via Ferrata de La Hermida. (Sim chegamos a conclusão que a quarta que tem classificação K5/6 talvez fosse melhor deixarmos para outra ocasião)
A Milar também começa quase no centro, uma divertida e fácil Via Ferrata que passa sobre o rio Deva.
O visual é maravilhoso, no topo dela a vista é linda.
O grand finale para a gente seria a tirocina (como se diz aqui) ela atravessa sobre o rio. Sim, mesmo ela não sendo tão extensa e nem tendo grandes alturas para a gente se clipar e fazer a tirolesa sozinhos sem ninguém monitorando seria a primeira vez. Na França nunca fizemos porque além das polias eram preciso freios, aqui não; o cabo já faz com que ao quase chegar do outro lado a velocidade diminua possibilitando uma “aterrisagem” perfeita numa pedra feita de plataforma. Muitoooo divertido! Sucesso!
Hora de seguir viagem e se despedir de La Hermida. Essa primeira parada destino Picos de Europa já ganhou nosso coração.