Bahia, Chapada Diamantina e Cachoeira do Sossego!

Chapada Diamantina poderia ter sido Portugal. 

A verdade é que o destino pouco importava; o que valia mesmo era estarmos juntas. E assim, tentando traçar um “meio de mundo” encontramos um fim de mundo, mas eleito nosso denominador comum:

Chapada Diamantina! 

A Chapada Diamantina está no coração da Bahia, a região é dividida por várias serras. É considerada reserva mundial da biosfera, por ser uma das mais ricas do planeta, graças sua grande bio-diversidade. 

Possuidora de excepcionais cenários com cachoeiras, cânions, cavernas e montanhas, a Chapada Diamantina é considerada, hoje, como um dos principais pólos de turismo de natureza do país.

Para quem vai para lá, a parada em Salvador é quase que obrigatória. Atualmente a terra da Carola e do João, anfitriões da bagunça de largada. Rendeu uma festa de aniversário das mais divertidamente malucas que fui.

A Baiano tem energia de brasileiro elevado à potência. A Bahia erradia felicidade. Difícil descrever.

Mas vamos ao nosso destino, pulando a viagem de mais de seis horas de carro para chegar até Lençois, a nossa primeira parada e uma das portas de entrada do parque nacional.

Com um dia inteiro só em Lençóis optamos por fazer a trilha da Cachoeira do Sossego. São 7 quilômetros de caminhada para chegar lá.Eva, Paulinha, Luana e eu.

Saímos decididas a chegar lá sem um guia, porque a Paula morou por aqui. Tivemos que mudar de ideia quando percebemos que estávamos rumando sentido oposto a trilha. Como já não saíamos cedo resolvemos ceder à pressão externa.

“Vamos de guia!”Edimilson, um baiano arretado tomou a frente e deu o norte. A primeira parte da trilha é sem grandes dificuldades de terreno. Fomos numa passada boa, aproveitando a beleza de cruzamentos com córregos sem água (estamos na época de seca) e vistas lindas.Quando encontramos com o rio principal da trilha encontramos também com um vendedor. No meio do nada. Coisa engraçada! Estávamos com pouco mais de três quilômetros achei melhor aproveitar o ponto de abastecimento e comprar uma Coca Cola.A segunda parte da trilha o percurso se torna exigente porque que vai pelas pedras e margem do rio. A dimensão da paisagem e entorno do é monumental. O percurso é especialmente belo.Depois de quase três horas de trilha chegamos na linda Cachoeira do Sossego! Quanta beleza.Pulo da pedra na água gelada. Fotografa, filma. Para para reenergizar. Come qualquer coisinha e vamos voltar.No caminho da volta ainda paramos na cachoeira do Ribeirão do meio. Um escorregador natural enorme. A velocidade de descida é surpreendente. Aqui as risadas renderam! 

Chegamos de volta à Lençóis já estava escuro! Almoçamos a noite e fomos dormir.  Que delícia de dia!

RELATED POSTS

LEAVE A REPLY

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

@FLOWERPEOPLETEAM

COME WITH US!

PARTNERS