A moda aqui na França é evitar aviões por causa da emissão de carbono. Engraçado como certos modismos pegam forte e localmente.
Foi graças à isso que meu trajeto Paris – Bordeaux se fez tão rápido à bordo de um TGV.
Aqui há muitas opções de viagem em trem e rápidas! Em duas horas os quinhentos quilômetros ficaram para trás.
Bordeaux, depois de Paris, é o nome francês mais reconhecido mundialmente, obviamente pelo melhor motivo de todos; o vinho!
A região vinícola de belezas e castelos é palco de uma das viagens de bicicleta que estamos organizando em Setembro, por isso atempadamente programa se a festa.
Cheguei aqui e logo fui a Cité du Vin, um museu do vinho com exposição interativa super interessante.
A experiência já começa na arquitetura, que parece fazer uma junção entre o rio Garone e a cidade.
A visita tem um sistema interativo com áudio. É possível até escolher assuntos que te interessam, selecionar quanto tempo pretende ficar na exposição e o sistema inteligente personaliza a sua rota! Incrível!
Fala se sobre, uvas, produção, regiões, história, e até maneiras de contornar as mudanças climáticas.
Aqui eu entendi a “nóia” do Francês com o aquecimento global; eles querem é manter o vinho!
A visita termina no oitavo andar do edifício que tem uma vasta vista sobre Bordeaux e o rio. Claro que, com degustação de um copo de vinho.
Depois disso fui comer no restaurante Shake Eat Oeuf! Atendimento impecável. Sentei com um copo de vinho e com todo tempo do mundo; parece que finalmente aprendi a diminuir ainda mais o ritmo em viagens assim.
Aí, num domingo, com poucas (ou uma) opção de Decathlon aberta fui lá eu atrás de uma bike para explorarmos a região nos próximos dias.
Achei uma bike usada e combinei com Paul, o mecânico da loja que trarei ela de volta daqui uma semana, enquanto ele me ajudava a achar outras opções de aluguel de bike resolvi ali mesmo levar aquela:
A velhinha experiente que já deve ter andado muito por aí. Acho que ela pode me mostrar o que eu quero conhecer.
“Bora Paulette!” (Le-sê: pô-lé-t) Sim já dei o nome e me apeguei a minha nova amiga de duas rodas. Amanhã partimos rumo à Saint Emilion. Quem vem junto?
One Response
Eu vou junto!! Mas tem que ter comida tá? 😋
Alors…vite!!