Via Ferrata Fürenwand (Suisse Day 14)

Após um dia de descanso a escolha da escalada “mais difícil” seria perfeita. Fürenwand começou a me assustar na noite anterior quando resolvi suas avaliações no google; tinham várias classificações e comentários sobre a via como muito difícil.

A única das cinco anteriores que fizemos que tinha uma classificação parecida foi a de Kandersteg, que me cansou tanto emocionalmente (muitas horas exposta a adrenalina no sangue rs) que não sei se estava preparada para encarar Fürenwand, que vai um pouco além dos 680 m de paredão.

Aqui são 776m, o topo está a 1842 m , sua classificação K4-K5 e a previsão é de 3 h de escalada.

A Fürenwand é uma face de penhasco vertical impressionantemente alta e exposta com uma espetacular e íngreme Via Ferrata. O ponto alto da escalada é uma escada de cabos altamente exposta. Escaladores experientes divertirão se certamente aqui.

Saímos cedo para o ataque, decidimos que faríamos a caminhada do hotel até a entrada da Via a pé. Seis quilómetros que demoraram 1h15 tempo suficiente para colocar os “escaladores experientes” em dúvida. Não só.

Quando chegamos no sopé do paredão já estava colocando até o nosso equipamento em questionamento. “Paniquei” geral.

Assim, com muito medo vesti o equipamento e começamos a escalada.

M E D O.

Com a estreia do Divertida Mente 2 nos cinemas, juntamente com as meninas, tenho pensado muito nas emoções. Nessa viagem, o medo, para mim, de vilão tornou se herói. Descobri, escalando a Kandersteg que a grande parte da graça de nos metermos em Via Ferratas com pontes nepalesas e escaladas em paredões expostos é justamente o prazer de sentir intensamente o medo.

Já com alguma altura e depois de perceber que a Fürenwand dificilmente bateria a Kandersteg nesse sentido, me acalmei e ali ficou claro que, o que atrapalha nunca é o medo e sim a ansiedade.

O medo é totalmente necessário para que a gente esteja alerta e concentrado naquilo que estamos fazendo. O medo é o que traz a descarga de adrenalina. O medo é o que torna os desafios tão apaixonantes. Simples assim.

Voltemos ao paredão.

Temos que concordar, para os sensíveis a altura, realmente, Fürenwand não é nada amigável. o paredão é alto e vertical.

Mas mesmo expostos, o nível de medo foi baixo, porque a Via é cheia de grampos, e quando temos um bom apoio de dois pontos do corpo ou mais, por mais que haja exposição acabamos por nos sentir seguros.

Tem vistas incríveis da face mais bonita do Titlis, a montanha mais alta dessa região. Como se fosse um clássico aqui na Suíça vistas incríveis para extensos vales verdes e montanhas nevadas.

Seguimos nos divertindo com a escalada, e o visual que tomava forma diferente a medida que subíamos mais. Foram 2h15 de paredão e a tão falada escada final, para nós, não teve grandes segredos. Era uma escada presa em cabos então a medida que escalávamos ela balançava (totalmente diferente de uma escada fixa, claro) , extremamente divertida!

Fürenwand conquistada com sucesso! A comemoração foi logo ali onde ela termina, num delicioso restaurante! Tomando Pepita, hahaha (uma cola suíça) e, não; dessa vez eu fui de sopa de tomate.

Depois de devidamente abastecidos, estamos prontos para voltar caminhando mais 2h30, 9k  pela trilha de descida até Engelberg.

Life is good!

RELATED POSTS

Hello Thailand !

Era para ser em 2020, mas nem em 2021 a pandemia deixou. Dois mil e

LEAVE A REPLY

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

@FLOWERPEOPLETEAM

COME WITH US!

PARTNERS